A chamada temporada de premiações do ano de 2024 está chegando ao fim com a 96° edição do Oscar. Como em todos os anos, várias polêmicas, incluindo algumas reflexões sobre as 95 edições do Oscar e a única vitória de uma atriz negra na categoria de melhor atriz.
Em 2002, Halle Berry levava seu primeiro e único prêmio da Academia por sua interpretação no drama A Última Ceia e, naquele momento, como ela mesmo disse em seu discurso, era como se uma barreira estivesse sido rompida. Mas não. 24 anos se passaram e tivemos, algumas poucas vitórias nas categorias de atriz coadjuvantes, pouquíssimas indicações na categoria de melhor e nenhuma vitória.
O caso de Berry voltou à tona nesses últimos dias em que se antecede a premiação, mas a questão do racismo presente nas grandes premiações nunca foi esquecida e o discurso de Jay-Z no Grammy ao vencer o prêmio “Dr Dre de Impacto Global” na edição deste ano relembrou isso também.
![]() |
Jay-Z em seu discurso na cerimônia do Grammy 2024 |
Em seu discurso Jay-Z cutucou a premiação citando alguns artistas como por exemplo, incluindo sua esposa a cantora Beyoncé que, assim como vários outros artistas negros, nos últimos anos vem lançando trabalhos aclamados pela crítica, público e vendas e mesmo assim não recebeu nenhum prêmio da categoria mais importante que é Álbum do Ano. Além de traçar essa comparação, o rapper também citou o episódio ocorrido em 1989, onde Will Smith e o DJ Jazzy Jeff, como forma de protesto, boicotaram a premiação por excluir artistas negros e, principalmente, do movimento hip hop de seu cânone. Segundo Jay, o boicote é importante – e quem o acompanha sabe que ele já fez isso em outras ocasiões como por exemplo, no Super Bowl – mas naquele momento ele acreditou ser mais importante falar em público sobre. Ele ainda lamentou sobre como alguns artistas sairiam dali com sentimento de que foram roubados e como os votantes premiavam trabalhos sem se importar com a qualidade das obras.
![]() |
4:44 foi lançado em 30 de junho de 2017 |
Acontece que Jay vem falando sobre isso há muito tempo e em 2017, em seu mais recente álbum solo, 4:44, o artista dedicou uma faixa e um videoclipe, mas na vez focando em uma outra premiação famosa, o Oscar, e sobre a polêmica ocorrida na cerimônia do mesmo ano. Em Moolight, faixa 8 de 4:44, Jay-Z canta os versos
"Estamos presos em La La Land
Mesmo quando ganhamos, nós perdemos"
fazendo uma alusão clara a este episódio, onde a grande competição estava na categoria de Melhor Filme com as obras Moolinght e La La Land.
La La Land é um musical dirigido pelo cineasta Damien Chazzele que faz uma homenagem aos clássicos musicais do cinema; estrelado por Emma Stone e Ryan Gosling, fala sobre uma aspirante atriz e um músico de Jazz que estão em busca do sucesso e reconhecimento na cidade de Los Angeles. Já Moonlight, escrita e dirigida por Berry Jenkins, conta a história da jornada d Black, desde sua infância até a vida adulta, das pessoas que fizeram parte dela e do lugar onde nasceu e cresceu. A produção se destacou por ter um elenco formado só de atores negros e uma das primeiras onde um diretor negro foi indicado as categorias principais.
![]() |
Moolinght é anunciado como vencedor do Oscar de 2017, após anunciarem como o vitorioso da noite o filme La La Land. |
A polêmica se deu pelo seguinte: ao anunciar o grande vencedor da noite, os atores Warren Beatty e Faye Dunaway que estavam com envelope da categoria errada, anunciam La La Land como melhor filme. Os atores e produção do filme sobem no palco e começam seu discurso de agradecimento, até que a equipe interfere e o verdadeiro ganhador é anunciado: Moonlight. Ou seja, até quando uma obra escrita, dirigida e com um elenco só de atores negros; que traz um roteiro que humaniza e quebra os estereótipos retratados em uma sociedade racista, ganha seu devido reconhecimento; ainda assim, a vitória acaba sendo ofuscada.
"Eu nem sei quem é quem
Temos a mesma porra de relógio
Eles não têm tempo pra escolher
Ainda estamos presos em La La Land
Temos os mesmos movimentos
Vocês, manos, ainda assinam acordos?
Depois de tudo o que eles te roubaram?
Depois de tudo o que fizeram com Lauryn Hill?"
Pra quem não sabe, Lauryn Hill foi a única mulher negra vencedora na categoria de álbum do ano, em 1999, com o aclamado The Miseducation of Lauryn Hill, que foi também o único álbum de Hip Hop a vencer nessa categoria. Esse foi o primeiro e único álbum de estúdio de Lauryn solo e um dos mais importantes para a história do hip hop de todos os tempos.
![]() |
Lauryn Hill em vencedora do Grammy 1999 |
Sobre o Grammy, para quem não sabe também, após o discurso impactante de Jay-Z, a cantora Taylor Swifit fez história na premiação ao vencer, pela quarta vez, a categoria de Álbum de Ano - ultrapassando artistas como como Steve Wonder - onde concorria com artistas como Janelle Monáe e SZA.
Já sobre o Oscar, a única certeza é que, por pelo menos mais ano, Halle Berry continuará sendo a única atriz negra a ter ganho a estatueta de melhor atriz, pois em 2024, mais uma vez, não há nenhuma atriz negra concorrendo nesta categoria...
Postar um comentário
0Comentários