Banner do seu site

Efeito Eskambo: A união do rap e do underground brasileiro por Lheo Zotto

Jeff Ferreira
By -
0


Escambo é uma permuta, ou seja, a troca de mercadorias ou serviços sem fazer uso de moeda. Um tapa na cara do capitalismo! Também é um projeto que Lheo Zotto vem tocando neste ano de 2023, o
Efeito Eskambo.

O projeto tem ganhado cada vez mais visibilidade. Trata-se de uma série de EPs nos quais Lheo Zotto convida outros MCs e beatmakers para colaborarem. A proposta é simples, mas poderosa: uma troca de talentos, uma permuta sonora em prol do rap e da cultura Hip Hop.

Os EPs do "Efeito Eskambo" contam com cinco faixas cada e têm sido lançados em ritmo acelerado, com a intenção de disponibilizar um EP por mês. Além disso, há algumas surpresas na caminhada, pois em 2023 Lheo Zotto comemora 30 anos como MC, uma marca significativa para qualquer artista. São três décadas dedicadas àquilo que ama, mesmo sem o respaldo financeiro dos sonhos, mas com muito amor e dedicação em prol da arte, da cultura e do conhecimento. E isso, definitivamente, não tem preço.

Bora relembrar os lançamentos desse projeto até aqui? 

Efeito Eskambo Vol. 1

O primeiro parceiro de Lheo Zotto no "Efeito Eskambo" foi Apollo, o Poeta. Juntos, eles produziram cinco faixas para o primeiro volume: "Blues de Mensagem", "Gado de Mais", "Odisséia", "Aprendiz de Maloqueiro" e "Malandrill". A junção dos talentos de Lheo Zotto e Apollo resultou em um trabalho impecável, onde as letras e os beats se complementam de forma única.

O álbum contou com o baixo de Jessica Valeriano, teve mix e master de Lincoln Rossi nas faixas 1 e 2. Masterização de Beto Dogtyle na tracks 3 e 4 e mix e master de Ramiro Mart na faixa 5. A capa designer, ilustração e motion video é assinada pelo Apollo, o Poeta, que também fez a filmagem e edição do MicroDoc do volume 1 do Efeito Eskambo. 

A música "Gado Demais" teve problemas com o sample. Com isso, Lheo Zotto teve refazer a canção para que pudesse ser aceita nas plataformas digitais. Assim, a versão dos streamings tem mix e master por Don Fyah e teclados performados por Basílio Teodoro.

Efeito Eskambo Vol. 2

No segundo volume, Lheo Zotto se uniu a Li Chéng, e o resultado não poderia ser diferente: um EP repleto de faixas bem executadas e inspiradoras. "Absorvendo", "Dois Gumes", "Intenções Que Convém", "Planejo" e "What You do To Me" mostram a sinergia entre os artistas, que combinam suas habilidades para entregar um trabalho consistente e envolvente.

O EP ainda contou com baixos da sempre presente Jessica Valeriano. O designer da capa é assinado por Nelson GNZ e a arte abstrata por Turks. A foto de Lheo Zotto é de Renata Reis e a de Li Chéng de Bruna Cecere Nemer. Já os lyric videos ficaram por conta de Jeff Ferreira.

Efeito Eskambo Vol. 3

O terceiro volume, lançado em março, trouxe a participação de Eibe Lapaz. Inspirado no icônico disco "The Grind Date" do De La Soul, a dupla explorou a história do Hip Hop em faixas como "Mais de 30 de 50", "De La Sonho", "D'alma", "De Lapaz" e "Trugoy". A combinação de letras e beats de Lheo Zotto e Eibe Lapaz resultou em um EP que celebra as raízes do rap.

Nesse volume, Hugo Lage executa baixo na faixa cinco. O DJ BK 12 faz scratchs e colagens na música 03. A mix e master é de Eibe Lapaz. A capa do EP é uma releitura da capa do disco “The Grind Date”, de 2004, do grupo De La Soul, com curadoria e croqui do Lheo Zotto e arte final de Nelson GNZ. O lyricvideo é de Eibe Lapaz.

Efeito Eskambo Vol. 4

Em abril, o "Efeito Eskambo" contou com a presença de Beto Dogtyle, que junto com Lheo Zotto trouxe mais cinco faixas para o projeto. "O Efeito é Feito", "Hip Hop Eskambo", "Vida Pulsa", "KL dando seu rolê" e "Vai Voltar" são as faixas que compõem o quarto volume do "Efeito Eskambo". Essa colaboração entre Lheo Zotto e Beto Dogtyle trouxe uma energia contagiante, com letras afiadas e beats pulsantes.

Nesse volume o DJ Spin participa com os scratchs e colagens. O baixo é performado pela Jessica Valeriano e por Hugo Lage. A mix é de Lheo Zotto e Beto Dogtyle, que também assina a master. A arte da capa, designer e ilustração é de Apollo, o Poeta, e a tipografia e diagramação da contra-capa é de Lheo Zotto, enquanto que o lyricvideo é do Indynho Psicodélico.

Efeito Eskambo Vol. 5

Em maio, Lheo Zotto se juntou a Don Fyah para o quinto volume do projeto. As faixas "ESQTPM", "Era Uma Vez", "Sinceramente Rap" com participação do DJ Traumatopia, "O princípio básico" e "Epifania", resultando em um EP que mescla reflexões sociais e pessoais com uma sonoridade única.

Contribuiram para esse projeto o DJ Traumatopia nos scratchs e colagens, Jessica Valeriano e Hugo Bass no contrabaixo e a mix e master por Don Fyah. A capa foi gerada a partir de inteligência artificial com a tipografia e contracapa assinada por Lheo Zotto. O motion é de Jefferson Roani, do QG Estudio, e o lyric do Indynho ZaPRaP.

Efeito Eskambo Vol. 6

Mo mês de junho, vem o último lançamento - ATÉ ENTÃO. No volume 6 o parceiro de Zotto é Jhak Mencrofone e vem com as faixas: "Transgênicos (Sem-entes)", "Cuidado por onde planta", "O que você tem plantado", "Frutorítmico" e "Plantio e colheita", em faixas que nos convidam a uma auto-reflexão e pensar nossos atos.

Jessica Valeriano mais uma vez soma com seu grave. A mixagem e masterização é do S.O.S, por Don Fyah. A capa teve sua imagem gerada por inteligência artificial, sob prompts de Lheo zotto que também fez a tipografia, coloração e contracapa. Já o lyric é de Jeff Ferreira. 


O "Efeito Eskambo" tem conquistado o público e feito barulho no underground se destacando como uma união sólida do rap. Lheo Zotto tem habilmente conduzido esse projeto, mostrando sua versatilidade como MC, produtor e curador musical. Além disso, o projeto tem sido uma plataforma para dar visibilidade a outros talentos do cenário independente, fortalecendo a cena e proporcionando colaborações significativas.

Com sua dedicação e paixão pela música, Lheo Zotto tem consolidado sua trajetória como um dos nomes mais promissores dessa cena. Seu compromisso em promover a troca de conhecimento e a valorização da cultura Hip Hop é evidente em cada EP lançado no "Efeito Eskambo".

À medida que o projeto continua a crescer, podemos esperar mais parcerias emocionantes, mais batidas cativantes e mais letras inspiradoras. Lheo Zotto está construindo uma ponte entre gerações e estilos musicais, provando que a união e o intercâmbio de talentos são fundamentais para o fortalecimento do rap no Brasil.

Portanto, fique atento aos próximos lançamentos do "Efeito Eskambo" e mergulhe nessa jornada musical que celebra a diversidade, a criatividade e a autenticidade do rap e do underground brasileiro.

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)