A música "A Cor", lançada no canal do grupo Manxs e com lyric video assinado por LuisAfF, joga holofotes e purpurina na negligência do estado com a comunidade negra e LGBTQAIP+ e cobra respeito e olhar para as minorias dentro da distopia que vivemos.
![]() |
Foto de Paula Caldas - Montagem de Bruno Nerillo |
O intuito dos artistas, com essa música, é "criar mais uma fonte de diálogo tentando, alertar sobre a necessidade urgente de se mudar o contexto social nacional e contar novas histórias desses povos que não sejam a mesmas resumidas por preconceito, violência, dor e mortes", como pontuam no release.
"A Cor" faz a mistura do rock do Manxs com o rap do Primavera Nacional, nesta ocasião representados pelos meus manos Átila e Arthur. Já as fantásticas Drags vêm produzindo, de forma independente, um álbum autoral, o qual será intitulado de Autofalante e vem pautado no peso e swing do rock.
O single tem arranjos de Vinicius Marques da Silva, Chassi e Johnny Meire. A gravação foi feita no estúdio Garden Room Music e a mixagem e masterização ficou a encargo de Fejão Beats. A capa foi elaborado por Bruno Nerillo com foto de Paula Caldas.
![]() |
Foto de Paula Caldas |
O grupo Manx atua desde 2016 com diversas manifestações artísticas e socioculturais. No currículo, Ashilleyy Exravaganzza, Vikky e LuisAfF possuem vários projetos contemplados em editais e desenvolvem trabalhos em prol da difusão, produção e formação da arte e cultura LGBTQIAP+ na cidade de Rio Claro e em todo estado de São Paulo.
Em 2022, a integrante Ashilleyy Extravaganzza representa o grupo Manxs na HBO MAX, ao ser seleciona para o reality show “Queen Stars Brasil”, produzido pela Endomol Shine Brasil.
![]() |
Foto de Rômela Batista |
O Primavera Nacional é um dos grandes destaques do rap interiorano. Diversificado e arrojado, além dos irmãos Átila e Arthur, o grupo ainda abriga NGO e Matraca. Desde 2015 o quarteto vem atuando em projetos sociais, como nas fundações CASA e organizando saraus. Uma das bandeiras do PN, além da igualdade social e denuncia e protesto contra injustiças, é de levar a cultura africana e derrubar qualquer tipo de preconceito.
"A Cor" foi lançada em setembro como uma forma de alerta a saúde mental, já que este mês as ações de prevenção ao suicídio são redobradas. O single que empodera negros e LGBTQIAP+ dá voz para os manos, minas e monas, mostra a beleza do ser, de se aceitar, combater, afrontar e exigir respeito.
A música é urgente, pois revoga preconceitos e clama pela pauta histórica e sociocultural em prol dos menos favorecidos que habitam o sinistro Brasil atual. Esses são temas que unem os dois grupos além da música.
Confira o lyric video de "A Cor" - Grupo Manx feat Primavera Nacional
Que matéria incrível! É um imenso prazer estrear aqui no Submundo do Som e ainda mais com esse trampo! * A COR * é o nosso grito de urgência e poder, não é o primeiro e não será o último! Bora pra cima !!!! Tamo juntoooo!
ResponderExcluir