Submundo
do Som - Em primeiro lugar, muito obrigado por bater esse papo com o Submundo
do Som. Por favor, se apresente para quem nos acompanha, quem é SL4 Lopera?
SL4 Lopera - SL4 lopera é uma pessoa extrovertida, alegre, descolada e muito crente em Deus e nas energias positivas. Formei meu nome artístico a partir das primeiras letras do seu nome (Sebastian Lopera) e da comuna onde moro. Por isso meu nome artístico é SL4 Lopera.
Submundo do Som - Quais são suas primeiras memórias musicais, e como a música entrou na sua vida? Como você descobriu o Hip Hop?
SL4 Lopera - A música está na minha vida desde que me conheço como gente, mas conheci o rap através do meu tio que ouvia em fitas cassetes, La Etnia, 2Pac, entre outros, e em meados dos anos 2000 comecei a cantar rap com os meus amigos, em 2016 consegui mais na música e produção em nome de um grande artista do leste de Antioquia chamado o Barco, do grupo Droche, e seu cunhado Tungo MC. Até hoje continuo com música e produção musical, além de trabalhar como tatuador.
Submundo do Som - Quais são suas influências musicais? E o que te inspira a escrever suas letras?
SL4
Lopera - Minhas influências são quem tem uma boa mensagem para passar ao público,
mas tem muitos amigos que tornam isso possível, eu escrevo sobre tudo que possa
melhorar o pensamento das pessoas, mudar para o bem, escrevo sobre minhas
experiências.
Submundo do Som - Na música “La Venganza” você fala sobre as ruas, seus códigos e leis. Como as ruas influenciam o rap?
SL4 Lopera - A música “La Venganza” foi um projeto que pensamos muito bem como expressá-la para não causar mal-entendidos e que a mensagem chegasse diretamente já que é um pouco forte, mais expressiva para o público, considerando que é uma gênero pesado e fala-se do que se vive diariamente em Medellín.
Submundo do Som – A exemplo da música “Conexion Medellín Cartago”, como o rap feito em Medellín se relaciona com o rap feito em outras cidades colombianas? Existem diferenças nos estilos das regiões?
SL Lopera - A canção “Medellin Cartago” foi um projeto que fiz através dos meus amigos El Topo e Crees de Cartago, Antioquia nos convidou para o projeto e aceitamos, mas todo o crédito vai para a Emisora Rapaz, na cidade onde encontramos esses grandes artistas e entre outras regiões, municípios, cidades e outros países, Bogotá, Cali, México, República Dominicana, Brasil, etc.
Submundo do Som - Como você vê a cena Hip Hop na Colômbia? A mídia, como a televisão ou o rádio, dá atenção ao rap? Existem sites e blogs colombianos que ajudam a contar a história e registrar a cena em seu país? Se sim, você poderia dizer quais são?
SL4 Lopera - Bem aqui na Colômbia a história do Hip Hop e do rap como um gênero musical é muito triste porque não há apoio das mídias como em outros países. Mas vemos que o governo se preocupa com os jovens e eles tentam encontrar espaços para a juventude mostrar seu talento, mas digamos que eles não são os melhores, mas você vê o rap nas ruas acontecendo.
Submundo do Som - Como é a organização do rap nas comunas? Quais são as dificuldades para fazer Hip Hop nesses lugares?
SL4 Lopera - As dificuldades de fazer rap em Medellín, ou na Colômbia como um todo, sempre foram causadas pelo governo devido às suas leis e ao pouco interesse pelo gênero rap ou cultura Hip Hop, mas entre gestores e organizadores comunitários eles fazem todo o possível para fazer fotos de bairro ou eventos de classe baixa.
Submundo do Som - Hoje o mundo inteiro vive uma grande crise política, mas principalmente a nossa América Latina tem sofrido muito. Qual é o papel do rap e do Hip Hop neste contexto de caos político?
SL4 Lopera - Você sabe que a situação que o nosso país está sofrendo não afetava em nada o rap, antes acho que o gênero ficou mais conhecido e foi fortalecido pelos protestos e greves na Colômbia, acho que ficou mais forte.
Submundo do Som - Você vê alguma diferença entre o Hip Hop colombiano e o resto da América Latina?
SL4 Lopera - Não vejo diferença entre os gêneros, apenas que somos diferentes por causa de nossos estilos e pensamentos ou modos de viver.
Submundo do Som - Você conhece algo do rap ou música brasileira?
SL4 Lopera - Sim, claro que tenho alguns projetos e ajudo algumas pessoas a falar melhor o espanhol, e vice-versa. Tenho músicas com um grande irmão, um artista brasileiro, o Andre Magreen (Guerrilla Republik), fizemos músicas como o “Veneno de la Serpiente” e “Procura y Oferta”.
Submundo do Som - Indique artistas colombianos, rap ou outros estilos, para que os brasileiros também os conheçam.
SL4 Lopera - Artistas da Colômbia e Medellín: Laberinto, Edn, Chisporreto, Verso Natural, El Lobo Ldc, Alacranes, Tejemanejes, El Tito, Santander Mc, Alica, Família Crak, entre outros.
Submundo do Som - Que sonhos você ainda quer realizar na música?
SL4 Lopera - Meu sonho é de me tornar um grande cantor-compositor e reconhecido produtor musical e então, com a ajuda de Deus, vamos alcançá-lo.
Submundo do Som - Enfim, que recado você deixa para quem nos acompanhou? E quais são os meios de comunicação? Suas redes sociais?
SL4 Lopera - Bem, uma grande mensagem é acredite em Deus e não pare de sonhar com aquele que persevera.
Redes sociais:
Facebook:
- https://www.facebook.com/medellintattoossl4/
- https://m.facebook.com/sl4loperamedellintattoos
- https://m.facebook.com/groups/918397111626003/?ref=group_browse
YouTube
- https://www.youtube.com/channel/UCFWAIeWMw3anKk2tGM75jyg
- https://youtube.com/channel/UCcdtb0VStJUtcJR2Pg3jyFg
- https://youtube.com/channel/UCDar5IDnm517WQqPLv8CGlw
- https://www.instagram.com/sebastian_lopera_sl4/?hl=es-la
______________________________________________________________
***ENTREVISTA EN CASTELLAÑO***
¡Saludos! El Submundo do Som habla con un rapero de Medellín, MC SL4 Lopera, quien charla sobre su carrera, influencias y el día a día de un rapero colombiano. Mira:
Submundo do Som - En primer lugar, muchas gracias por tener esta charla com Submundo do Som. Por favor, me gustaría que empezaras presentándote, ¿quién es SL4 Lopera?
- https://www.facebook.com/medellintattoossl4/
- https://m.facebook.com/sl4loperamedellintattoos
- https://m.facebook.com/groups/918397111626003/?ref=group_browse
-
https://youtube.com/channel/UCcdtb0VStJUtcJR2Pg3jyFg
-
https://youtube.com/channel/UCDar5IDnm517WQqPLv8CGlw
Postar um comentário
0Comentários