La Jungla - Flaco Flow y Melanina
Essa é considerada um dos maiores clássicos do rap colombiano. A dupla Flaco Flow e Melanina lançam em 2004 é o primeiro single do álbum Polizones, termo local para “clandestinos” que emvarcavam nos navios dos portos de Buenaventura buscando uma vida melhor fora da Colômbia. “La Jungla” narra a selva de pedra e a guerra para sobreviver em meio a violência no país, com destaque para o flow puxado ao ragga e o baixo marcante do instrumental:
“Es tan profundo el
dolor de una nación
Que es condenada a soportar cual dificil situacion
Causada por los mismos hipocritas, gobernantes, egoístas
Opresores, traficantes de la verdad
Pronto se avergonzarán, basta ya Babilon”
Somos Pacificos – ChocQuibTown
O ChocQuibTown traz em suas letras o dia-a-dia de um dos estados mais pobres da Colômbia, e que tem a maior população negra, Choco, bem como sua capital, a cidade de de Quibdo, a junção dos dois nomes batizam o grupo, formado em 2005 e em 2006 lançam o álbum Somos Pacíficos, com faixa título em ode à região, fazendo alusão a dor de seus habitantes e ao sentimento de luta desse povo guerreiro. A canção teve grande êxito nas rádios convertendo-se em um verdadeiro hino.
"Unidos por siempre,
por la sangre, el color
Y hasta por la tierra
No hay quien se me pierda
Con un vínculo familiar que aterra
Característico en muchos de nosotros
Que nos reconozcan por la mamá
Y hasta por los rostros"
Pasaporte Sello Morgue - La Etnnia
La Etnia 5-27 é um dos pioneiros do Hip Hop colombiano, em 1996 lançam seu primeiro álbum, um dos primeiros do país trazendo essa essência da fase de descobertas, El Ataque del Metano é considerado um dos maiores clássicos do país. O disco tem onze faixas e, logo após a introdução, abre com “Pasaporte Sello Morgue”, música que aborda a violência policial contra os jovens periféricos.
Identificación, luego ellos nos exigieron
Me hablaba el perro con tono tosco
Mariconcito: yo a ti te conozco
Mama Marihuana – Gotas de Rap
Gotas de Rap é outro grupo pioneiro da cena colombiana e também apresentou a primeira mulher a fazer rap Colômbia: Melissa Contento, infelizmente falecida em um acidente de carro no Texas, EUA, em 1999. Em “Mama Mariguana”, música lançada em 1997 no segundo álbum do Gotas de Rap, o Revolucíon, o grupo fala sobre os poderes medicinais da maconha, como uma linguagem, e em momentos flow e instrumental, se aproxima da cultura rastafári, inovando na musicalidade da cena local.
Mama Marihuana – Los Generales R&R
Los Generales R&R é o primeiro grupo da Colômbia, formado a partir da cultura dos “polizones”, ou seja, do embarque clandestino em navios rumo outro país. Ruliman deixou o porto de Buenaventura e desembarcou no Panamá, onde conheceu o Hip Hop, regressou a terras colombianas e montou o grupo com mais quatro manos. Em 1991 lançam o primeiro álbum de rap do país, o Océanos, e em 1993 lançam o segundo trabalho, Tremendo Cup, colocando Los Generales como portavoz do Hip Hop colombiano. Desse álbum se destaca a faixa “Hambre y Desempleo”, com críticas sociais ao governo e as condições de vida no país.
Postar um comentário
0Comentários